Sep

18

Piglet flu

by Cláudia Gonçalves

Estou fechada em casa! Com uma valente gripe. Mas daquelas fortes… Desde Domingo que me sentia doente, Terça fiquei em casa porque me doia a garganta mas estupidamente, Quarta, fui trabalhar. Ontem claro está que ia morrendo!

Nunca me passou pela cabeça ser algo mais do que uma valente gripe, até hoje à noite, eram 3 da manhã, despertei cheia de calor e não preguei olho. Alías estou de pestana aberta desde então…

De manhã estava ainda pior! E ai, carambas com medicação desde Terça não é possível que não tenha melhoras… Enfim, hoje de manhã fiz o rastreio pela internet (coisas muito à frente) e o resultado foi: não tem gripe dos leitões mas se continuar doente vá ao centro de saúde. Ora isto é resposta que não convence o Menino Jesus, que nem sequer se constipa. Liguei para a Linha 24 (não da assistência da Swine Flu) e fui rapidamente atendida. Falei com a enfermeira que me fez as perguntas necessárias depois de se certificar que eu não estava maluquinha de todo, se não era um ET ou um demónio vindo do Inferno.

Depois de confirmado que era uma pessoa cuja voz já teve melhores dias e com claras dificuldades respiratórias lá me perguntou os meus sintomas e aconselhou-me. Ficou contente por eu até agora ter feito tudo bem, sobretudo medidas de prevenção de contágio e avisou-me que tinha que pôr os lenços todos no lixo (óbvio) e passar com um desifectante normal nos balcões da cozinha e mesa da cozinha antes da malta chegar a casa.

Disse-me que muito provavelmente não era gripe dos porcos, para não me preocupar agora, só daqui a 48 horas se não melhorasse. Disse-me mesmo que se os meus parceiros de casa tivessem qualquer dúvida para telefonar que eles responderiam a quaisquer perguntas mas que eu era só era um risco para a sociedade em termos de flu, influenza normal, aquela constipação que mata os velhotes de pneumonia e não o H1N1!

Garantiu-me mesmo que se fosse era moderada e não devia tomar mais precauções que a normal…

Fiquei na mesma, tenha ou não tenha Gripe dos Porcos não há nada a fazer a não ser ter os cuidados preventivos normais que se deveria de ter quando se tem gripe dita normal.

Fiquei satisfeita com o atendimento da enfermeira, é mais informativo e psicológico claro, pouco se pode fazer com um resultado online e uma conversa telefónica mas a verdade é também não há muito que se possa fazer a não ser estar atento aos sintomas e se pior ir ao hospital. E ter cuidados preventivos.

Se tive, tenho Piglet flu não sei, mas tenho a sensação que também não hei-de saber… Um ponto a favor do NHS.

4 Responses to “Piglet flu”

  1. Claudia Costa Says:

    Qual piglet flu qual quê!!!

  2. Claudia Costa Says:

    Pigletizinha!!!

  3. carla Says:

    ola meu amor se tas doente cuidado vai mesmo ao medico,pois o tiago começou assim no domingo febres de 39 e tal e pelas 23h ligou saude 24 que é uma MERDA e entao ele mandaram-no estar na segunda feira pelas 8 da manha num centro de apoio a gripe dos porcos como tu dizes onde teve 2h a espera para ser visto,entao foi visto por um pensso eu medico que lhe disse que ele era suspeito de gripe dos porcos mandou-o ir a outro centro de apoio dos porcos a venda nova,quando la chegou foi visto por outro seposto medico aonde o medico lhe disse que nao era gripe dos porcos mas sim umas anginas passou-lhe 2 paracetamol e antibiotico e mandou-o para casa,mas as horas foram passando e o belo do tiago de 3 em 3 horas estava novamente com febres de 39 para cima,o tiago como nao estava melhore esteve sempre em contacto com essa MERDA da saude 24 onde lhe sempre foram dizendo para esperar pelas 48h para o antibiotico fazer enfeito,passando 72h e ele continuava na mesma voltou a ligar para essa MERDA da saude 24 onde entao lhe disseram para ele voltar ao centro de apoio a gripe dos porcos e ele la foi novamente,depois de la ter estado 1h e meia aolharem para ele acharam por bem ele ir ao hospital amadora sintra fazer um rx aos pulmoes,mas com uma carta fechada que diziam urgente,ele como nao é nada curioso abriu entao la estava escrito outra vez suspeito de gripe dos porcos,quando la chegou foi fazer exames e entao qual o resultado,como em 72h foi muito bem atendido claro teve de ficar enternado pois esta com uma PENEUMONIA,ha pois he e agora quem responsabiliza?!!!!! NINGUEM CLARO a pala dessa MERDA da saude 24 ele se fosse uma criança ou um velho-te tinha morrido,a pála disso tive o meu filho ontem todo o dia no S.O e agora esta enternado,vamos ver quando tem alta.por isso nao ligues a essa MERDA da saude 24 vai mas é ao medico.esta MERDA da gripe dos porcos é tudo um negocio para as farmaceuticas e para os cangalheiros por isso nem pensses mais vai mas é ao medico fazer examos como deve de ser.bjcs grandes

  4. Cláudia Gonçalves Says:

    Olá,

    eu sei que o Tiago está doente. Compreendo a tua posição, mas são experiências diferentes e eles tomam posições diferentes. Aqui quem tem gripe A NÃO sai de casa, nem vai a centro nenhum. Se não melhorar vai directamente para o hospital e o médico vem a casa. Ninguém vai para centro nenhum contagiar ou ser contagiado.

    Eu duvido que tenha tido gripe A porque o rastreio disse que o cenário era pouco provavél, mas tinha que entrar em contacto com a enfermeira. Que foi o que eu fiz.

    Não podes estar a espera que os serviços em Portugal funcionem como aqui. E olha que aqui há muita coisa errada também. Mas estes funcionam e sobretudo evitam o contágio.

    A grande dificuldade deste tipo de virus é que não pode ser diagnosticado de forma fácil, faz-se uma colheita e sai o resultado. Daí o problema, é um tiro no escuro, e como a outra gripe, na maior parte dos casos o tamiflu não é necessário para curar porque não deixa de ser gripe.

    Eu compreendo a tua indignação do teu caso em particular mas no meu caso funcionou. Repara que aqui se eu fosse ao centro de saúde com suspeita de gripe A corriam comigo de lá!! LOL!! Mandavam-me gentilmente para casa e alguém iria tomar conta de mim lá. O problema é que os sistemas funcionam de maneira diferente.

    São mais pessoas aqui nesta cidade louca que ai todos juntos em Portugal. Se o sistema não fosse eficaz já a cidade tinha emplodido toda!

    Bem, resumindo e concluindo, como ela, a enfermeira, previa, eu melhorei. :) Isso é que interessa. Tive uma valente constipação e pronto. :) Segui os conselhos todos que me deram e melhorei em menos de 24 horas.

    O Tiago infelizmente teve azar de ter que ser assistido por um sistema onde impera a sorte e não a eficácia. Porque como no caso dele, eu corria o risco de ter ido ao hospital, terem-me dado Tamiflu e afinal nunca ter tido H1N1. Foi esse o caso do Tiago. O mesmo podia ter acontecido comigo. Assim, com gripe normal ou dos leitões eu curei-me ;)

    Beijo e acima de tudo obrigada pelo cuidado !

    Bjoca ao puto e as melhoras.

Leave a Reply