May

30

A era da globalização…

by Cláudia Gonçalves

Falava-se muito de globalização, da aldeia global, lados positivos e negativos da nova era civilizacional da internet quando eu andava na faculdade. Era uma grande tema de debate frequente quando andava na faculdade…

Agora nem por isso, raramente oiço/leio falarem no tema. Já não é abordado directamente nas crónicas tipicas do Boaventura Sousa Santos… Uma das reflexões deste fim de semana é que parece-me que já não se fala porque já não é uma questão, é uma evidência…

Querem melhor confirmação disto do que se passou comigo esta noite??? Chego de um jantar com um amigo, ligo o portátil, os gestos automáticos (para não dizer naturais) ligar o MSN, ver os mais, abrir o Facebook e comentar no Twitter… Um apelo inesperado pelo MSN, estou desesperado, aconteceu algo à minha namorada porque ela não atende o telefone à horas, diz-me um amigo em Oviedo…

Calma, eu ligo à minha outra amiga, porque eu, em Londres, sabia que elas estavam todas a jantar juntas em Lisboa… Assunto resolvido…a tansa esquecera-se do telemóvel em casa…

4 Responses to “A era da globalização…”

  1. Cláudia Gonçalves Says:

    O jantar na cidade de Londres foi polvo à lagareiro, slmão grelhado, sumol de maracujá, Sagres boémia, café Camelo e para terminar um pastelito de feijão…EH…Jantar britânico eh…

  2. Cláudia Says:

    E se não fosse estas coisas da Internet, e do telemóves e dos mailes a gente não bia em directo a Xô Dona Manela Môra Guedes e o Dôtor. Marinho Pinto a assanharem-se em directo na tubisão…estando em Londriiiis…veijam-me lá isto…

  3. Claudia Costa Says:

    Eu nem queria acreditar que nos estávamos a deliciar com uma comidinha Nepaleza…quando de Terras de Sua Majestade ligas tu a dizer que o namorado da Pipa andava aflito à procura dela!!
    O que nós nos rimos porque afinal, ele está em Oviedo, tu em Londres e nós em Lisboa! É o verdadeiro sinal de que isto da internet faz todo o sentido! Que faz parte do nosso dia-a-dia!

    Jinhos

  4. Cláudia Gonçalves Says:

    :) Verdade…Imaginas a minha vida sem ligar à mamã todos os dias pelo Voip sem gastar dinheiro? Jantar com a Leila em Londres e o pai dela a acompanhar-nos em Alfragide?? Não poder actualizar-te quase ao segundo com as parvoíces e desventuras do meu trabalho??

    Podemos ter coisas muito más na nossa geração mas somos uns sortudos por podermos usufruir em pleno das vantagens das novas tecnologias…

Leave a Reply